Fechar janela

Artigo: O Cliente encomendou um site. Ele precisa de resultados

Artigo: O Cliente encomendou um site. Ele precisa de resultados

A importância traçar os objetivos do projeto

Concorrendo com o suporte técnico em hardware e o design gráfico, o web design é talvez a opção mais escolhida pelos entusiastas recém chegados ao mundo da informática, que pretendem ganhar uma renda extra produzindo sites.

Alguns com melhor capacidade técnica, outros com menor, sempre haverá sites a serem feitos – e sempre haverão clientes dispostos a pagar por eles. Mesmo que que o webdesigner seja o sobrinho de 10 anos do cliente.

O que acontece, entretanto, é que nenhuma capacidade técnica em programação ou design será suficiente se o principal não for atendido: a satisfação de seu cliente, que não quer apenas um site na Internet, mas (no mínimo) o retorno do investimento que fez. E isto não é algo que se resolve com um layout 'bonitinho'.

No momento em que o cliente faz o pedido de um site, é como um paciente que realiza uma consulta com seu médico. Assim como ele espera que no final o médico solucione o problema com sua doença, também espera que o webdesigner crie um site que solucione sua necessidade com a empresa.

Se o cliente não mencionou nada a respeito, não quer dizer que a necessidade não exista. Ela sempre existe. Ele pode estar querendo buscar alternativas para vender mais, anunciar de forma mais barata, trazer pessoas para seu negócio, divulgar um produto ou serviço novo, enfim, há um motivo. Você como webdesigner, precisa identificar este motivo e fazer com que o site seja uma solução, e não uma frustração!

Um site de sucesso deve ter um objetivo claro e tangível. Não aceite o clássico bordão “ser conhecido na Internet”. Isto é o mesmo que responder “estou só olhando” em frente a uma vitrine recheada de produtos que você quer, quando um vendedor vem chamar-lhe a atenção. Na verdade você está louco pelos produtos, assim como o cliente pode estar desesperado por uma solução.

Então, coloque-se no lugar dele. Quais são as atitudes a serem tomadas? Qual é o conteúdo a ser escrito, que terá real relevância no Google e para os visitantes? Qual é a meta de faturamento deste site? O que o site está fazendo para se auto-promover?

O desenvolvimento de sites de sucesso hoje pode ser muito mais uma questão de gestão do que técnica. Afinal, o resultado final visa atender seres humanos.

Sendo assim, opte por uma empresa experiente na criação de sites; opte pela Magikal Design.

Notícia publicada em 14/12/2009

Magikal Design - Criação de logotipos/logomarcas, sites e sistemas
Fone: (79) 3231.3856. Aracaju/SE/Brasil

To view an English version for this site, click here.

www.magikaldesign.com.br
Português English Español