Fechar janela

Tire suas idéias do papel!

Tire suas idéias do papel!

Seus projetos estão em andamento ou 'amarelando' no fundo da gaveta?

Em contato com muitos profissionais criativos(de informática, artes e música, principalmente), percebo que muitos mantém o mesmo fantasma em suas mentes: o 'como' transformar suas idéias (muitas vezes brilhantes/inovadoras)em resultados palpáveis e financeiramente justos.


Algumas destas pessoas possuem dons incríveis e no entanto não sentem-se firmes ou confiantes o bastante para inserir-se no mercado. A desculpa, na maioria dos casos, é de que é primeiro necessário uma
absorção grande ou completa de conhecimento sobre o assunto, para que a assim estejam prontos para o mesmo.

O que acontece é que, na grande maioria dos casos, o 'período de estudo' não acaba e, o que era para ser um grande produto ou serviço, acaba virando uma página amarelada na gaveta.

Quando idealizamos um projeto, geralmente o fazemos rabiscando-o em seus pequenos detalhes. De forma meticulosa, as conseqüências de quase 'todos os atos' são colocadas no papel, de forma a alertar sobre todos os possíveis fracassos de nosso projeto. Isto é comum e até certo ponto importante. O problema, porém, vêm quando o idealizador não consegue determinar o período em que realmente fará parte do mercado com seu produto, e acaba por afogar-se em problemas que ainda não existem. Acha que sempre terá um assunto para se preocupar antes de iniciar o negócio e não inicia-o nunca.

Este é o primeiro grande desafio de um idealizador que pretende lançar sua idéia; em alguns casos é o maior. Para esclarecer a solução do problema, utilizo-me das palavras do célebre escritor T. Harv. Eker: "É loucura pensar que se pode saber tudo o que vai ocorrer no futuro. É ilusão supor que é possível estar preparado para qualquer circunstância que surja no processo e também protegido contra ela. No universo não há linha reta, você sabia? A vida não viaja em linhas perfeitamente retas. Ela se assemelha mais a uma estrada sinuosa. Em geral, só conseguimos ver a curva seguinte e, só depois de alcançá-la, é que somos capazes de avistar mais."

Segundo este conceito, nossa linha de ação deve ser baseada não no clássico "preparar, apontar, fogo!", mas sim no "preparar, fogo!, apontar". Em outras palavras, deve-se lançar imediatamente o produto, pois as correções e estratégias são concebidas durante o percurso, e não antes dele. Quantas vezes você já deve ter se deparado com a seguinte situação: ter gostado de determinado assunto, ter feito um curso relacionado para depois descobrir que aquilo não era o que você queria? Ou, de uma outra forma, descoberto que as possibilidades eram muito maiores, e não apenas a ponta do iceberg que você enxergava? Pois bem, isto é um exemplo de que apenas 'estar no meio' faz as oportunidades surgirem e os problemas se solucionarem.


Faça um exercício: Se você tiver algum projeto/plano em mente, coloque-o no papel. Estipule um nome, uma marca (caso se aplique).
Porém, após uma definição de conceitos, VÁ ATRÁS de pessoas relacionadas àquele assunto: aproxime-se, envie emails (mesmo que sejam apenas de 'admiração'), elogie, faça parte.

Quando você menos esperar, esta pessoa poderá te fazer uma proposta, um convite, ou um elogio. Se acontecer, você talvez precise mudar algumas peças do seu quebra-cabeça e, quando menos esperar, estará em alto-mar com seu produto.

Se você quer lançar um site por exemplo, não desenhe-o no papel sem antes registrar o domínio. Quando isto acontecer, sua criação será fundamentada no fato de que você já tem um endereço e precisa fazê-lo funcionar. Assim, não é mais um sonho distante, é um compromisso a ser cumprido.

Se você se considera um bom músico, a primeira coisa a fazer é gravar sua música. Isto parece óbvio, mas é aí que a grande maioria erra: trabalha duramente para juntar um valor X para pagar um estúdio e, como não consegue o valor, não grava. Ao invés disso, grave
sua música com o microfone do seu computador. Quando ouvir sua música
gravada, estará criando uma forte corrente magnética em torno de seu desejo e com certeza terá impulso para mostrar seu trabalho e obter uma promoção/patrocínio.

Você estará preparando, 'abrindo fogo' e apontando...

Autor: Diego Medeiros - Magikal Design



Notícia publicada em 05/10/2010

Magikal Design - Criação de logotipos/logomarcas, sites e sistemas
Fone: (79) 3231.3856. Aracaju/SE/Brasil

To view an English version for this site, click here.

www.magikaldesign.com.br
Português English Español